Em sessão ordinária nesta quarta-feira (15), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº. 66/2025, que institui na Cidade o “Programa Municipal de Defesa Pessoal e Comportamento Defensivo para Mulheres”, com o objetivo de oferecer aulas gratuitas em escolas, parques e outros espaços públicos do município. A iniciativa é de autoria da vereadora Priscila Yamagami (PP) e do vereador Johnross (PRD).
O projeto tem como objetivo primordial proporcionar às mulheres o conhecimento e a prática de técnicas de defesa pessoal, aumentando sua segurança e confiança em situações de risco. Além disso, a propositura busca capacitá-las para adotar comportamentos defensivos eficazes, promovendo sua autonomia e proteção tanto em ambientes públicos quanto privados.
Durante a discussão em plenário, Priscila Yamagami relatou um episódio vivido por ela na capital paulista, em que por pouco não foi assaltada. “Uma vez, no trânsito de São Paulo, sozinha no meu carro, vi um movimento de três homens vindo na minha direção. A minha postura foi de medo. Porém, abri o peito e os encarei. Para minha surpresa, eles passaram meu carro e assaltaram uma mulher atrás. Isso acontece todos os dias com as mulheres. É sobre isso que trata o projeto. Técnicas podem nos dar atenção plena, segurança e leitura apropriada de ambientes”, disse ela.
Com a aprovação do projeto, a Prefeitura de Mogi das Cruzes fica autorizada a celebrar parcerias com organizações não governamentais, entidades de ensino, universidades e academias de defesa pessoal para a execução do programa, que será voltado para mulheres de todas as faixas etárias, com turmas diferenciadas e prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias
