Categorias
MOGI DAS CRUZES

Câmara de Mogi aprova atendimento psicológico a afetados pela pandemia



Em sessão ordinária realizada na última quarta-feira (24), os vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 54/2020, de autoria do vereador Otto Rezende (PSD), que determina a disponibilização de assistência psicológica aos munícipes afetados emocionalmente por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).



No documento apresentado ao Plenário, Rezende mostrou um estudo publicado na revista científica inglesa “The Lancet”, que constata um efetivo desequilíbrio psicológico, estresse pós-traumático, depressão, melancolia, abuso de substâncias lesivas, confusão mental e irritabilidade excessiva nas pessoas durante as pandemias já ocorridas, como a de Ebola e H1N1.



O estudo aponta que o desequilíbrio psicológico ocorre, principalmente, pela imposição à quarentena, que modifica os hábitos rotineiros e restringe a mobilidade; longo período de enclausuramento; medo das infecções; frustração; tédio; insuficiência de suprimentos; informações restritas e perdas financeiras.



“Estamos há três meses em uma pandemia, onde as pessoas não sabem o que vai acontecer. As notícias chegam de todas as partes, muitas delas fakes e as pessoas ficam com medo de sair na rua e ter a doença. Esse é um projeto para que os mogianos possam ter uma assistência psicológica mais efetiva para que esse medo seja amenizado”, afirmou Rezende, durante a sessão.



Os vereadores Marcos Furlan (DEM) e Caio Cunha (PODE) fizeram o uso da palavra para parabenizar a iniciativa de Rezende. “Projeto muito importante. As pessoas estão realmente com medo. Gostaria de parabenizar o vereador Otto pela sensibilidade”, disse Furlan.

“Projeto muito pertinente. Assim como quem está contaminado, toda a população está sendo muito afetada psicologicamente, algo nunca vivido nessa geração”, complementou Cunha.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: