Categorias
ALTO TIETÊ

Abertas 385 vagas para aulas gratuitas de música em Arujá e Ferraz de Vasconcelos



Quem tem vontade de aprender a tocar algum instrumento poderá aproveitar as 385 vagas para aulas gratuitas nos municípios de Arujá e Ferraz de Vasconcelos, ambos no Alto Tietê.



São oferecidas oportunidades para aprender percepção musical, linguagem musical, musicalização infantil, iniciação à percepção musical, composição, iniciação à flauta doce, violão, balé, guitarra, canto / coral, instrumentos metais (trombone, bombardino, tuba, trompete e trompa) e capoeira.



Os interessados deverão morar na cidade onde a vaga será preenchida e, em alguns casos, precisa possuir o instrumento que será ensinado. Confira abaixo mais detalhes.



Arujá

A Escola Livre de Música (ELM) Edmundo Ramos Barbosa, em Arujá, inscreverá novos estudantes nos dias 6 e 7 de fevereiro para 305 vagas abertas. As aulas retornarão no próximo dia 10.



Novidade deste ano, as aulas de percepção musical auxiliarão os participantes a perceberem elementos sonoros como melodia, harmonia e ritmo, visando à uma melhor base e percepção do instrumento que tocarão. São 60 vagas.

“Outras inovações são o coral comunitário, aberto aos pais dos alunos que agora podem cantar enquanto esperam os filhos que estiverem em aula, e o curso de composição ministrado pelo professor Omar Jamil, também aberto à comunidade, e para o qual haverá dez vagas disponíveis. Teremos ainda a apresentação de nomes renomados no cenário musical”, afirma a diretora da ELM, Sara Hoyos de Jesus.

Nas demais atividades, a ELM disponibiliza 30 vagas para as aulas de balé, sendo metade para crianças de 6 a 8 anos e a outra metade para o público de 9 a 11 anos. Linguagem musical tem 120 vagas, também divididas entre 60 para os pequenos de 9 a 12 anos e 60 para adolescentes de 13 a 17 anos. A musicalização infantil (6 a 8 anos) conta com 30 vagas e a iniciação à percussão tem 10 oportunidades. Já para alunos de piano, há 15 vagas a serem preenchidas.

Interessados no curso de iniciação à flauta doce soprano podem preencher as 10 vagas disponíveis, assim como na iniciação ao violão. Para esta última modalidade, há também 10 vagas para turmas com faixa etária livre.

Para realizar a matrícula, é preciso apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência, duas fotos 3×4 e declaração escolar ou de trabalho. A confecção do crachá possui taxa de R$ 5, mesmo valor atribuído à contribuição facultativa da APM. O período de funcionamento da unidade é das 8 às 12 horas e das 13 às 16h30.

Unidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Escola Livre de Música está situada na Rua Espanha, 720, no Jardim Rincão, em Arujá. O telefone para informações sobre o calendário de atividades, vagas e período de matrículas é o (11) 4653-1084.

Ferraz de Vasconcelos

O Centro de Arte e Cultura (CAC) de Ferraz de Vasconcelos está com inscrições abertas para o preenchimento de 80 vagas em cursos de música. O cadastro pode ser realizado no local, situado no Centro, até o dia 14 de fevereiro. As aulas devem começar no dia 17 de fevereiro.

As oficinas disponíveis são: violão, guitarra, canto / coral, instrumentos metais (trombone, bombardino, tuba, trompete e trompa), bem como capoeira. Segundo a administração municipal, é necessário que o aluno já tenha o instrumento para participar das aulas, que ocorrem em vários dias e horários.

No ato de inscrição, o interessado deve apresentar cópia de documento com foto, comprovante de endereço, duas fotos 3×4 e dois quilos de alimentos não perecíveis, pois a inscrição é solidária e os donativos arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Ferraz para futura doação para famílias carentes do município. Para menores de 18 anos, também é preciso apresentar cópia de documento com foto do responsável.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura, Élio Tonalezi, falou dos motivos que levaram à abertura de cursos tão específicos. “Felizmente temos muita procura pelos nossos cursos, mas por vezes recebemos a solicitação, por parte dos munícipes, de abrir turmas mais específicas, como é o caso dos alunos de bombardino. Queremos fazer o possível para aumentar este leque cultural e de artes na cidade e estas inscrições são mais um passo para tal, sendo sempre direcionado pelo prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, disse Tonalezi.

Para mais informações, o CAC de Ferraz está instalado na Avenida Brasil, 966, no Centro, e atende pelo telefone (11) 4679-5728.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *